Tudo começou com aquela história dos erros das religiões. Padres assediando sexualmente crianças, diversas denuncias de desvio de dinheiro das igrejas e todos esses que estamos cansados de ver e ouvir. Eu pensava comigo: "Que absurdo, como um homem do Senhor faz coisas assim?" mas minha fé continuava intacta.
Depois de um tempo li o Código da Vinci de Dan Brown onde apresentava fatos mais abominantes da igreja Católica onde pessoas do alto escalão da igreja usavam de sua influência para manipular a população. Com isso, comecei a pesquisar mais e mais a respeito da religião católica e cada vez me distanciava mais dessa religião.
Passei então de Católico a Agnóstico, ou seja, passei a não seguir nenhuma religião mas continuando a acreditar em Deus. Até que assisti a 5ª temporada de Supernatural, onde mostra acontecimentos sobrenaturais e que Deus está desaparecido e anjos e demônios lutam entre si para ter o controle sobre os homens. Daí pensei: "E se Deus estiver realmente desaparecido? Essa seria uma ótima explicação para os problemas do mundo. Mas por que a maior entidade de todas estaria desaparecida? E se não estivesse desaparecida, por que deixaria o mundo essa desgraça que ai está? Por que poucos tem muito e muitos tem pouco? Por que pessoas inocentes morrem todos os dias e mais e mais criminosos estão a solta? Por que o Senhor que é justo e onipresente deixaria todas essas coisas ruins acontecerem às suas amadas crias?". Minhas respostas foram: "Porque Ele não existe. Porque Deus joga dados com o universo. Porque Ele não dá a mínima".
A partir daí minha dúvida relacionada a Deus só foi aumentando. A existência do inferno, um local onde você é mandado se não obedecer às leis instituídas por Deus, um local onde você vai sofrer para o resto da eternidade e que fica abaixo da Terra. A existência do céu, um lugar onde você é mandado se obedecer às leis divinas, um lugar sinônimo de paraíso, onde há tudo de bom e que fica no céu. Deus criou cada um de nós e sabe o destino de cada um de nós. Já, então, se Deus me criou e já sabe meu futuro quer dizer que tenho um destino e como Deus me criou, ele sabe como sou, como era e como serei. Pode-se concluir então que não tenho escolha nenhuma sobre minha vida. O Senhor Deus me criou, criou minha personalidade, meu jeito de ser, já sabia como eu seria e todas as ações que tomaria, como posso então escolher obedecer os 10 mandamentos? Como posso escolher ir para o céu ou para o inferno? No fim ele não passa de um absolutista? E foi ai que passei de Agnóstico a Ateu.
Logo depois senti uma libertação e foi a melhor sensação que já senti. Viver sem acreditar no destino, onde você é o responsável por cada ação, não há nada como isso.
Mas sou bastante grato tanto a Igreja quando a Deus. Seus ensinamentos são incríveis. Não acredito que posso tudo porque a ele entrego minha vida e ele é incrível, divino, supremo. Acredito que posso tudo porque a mim entrego minha vida e eu / todos nós somos incríveis, divinos e supremos.
Acho que acredito sim, afinal de contas, em Deus, um ser todo poderoso que comanda e governa o universo e que quem o amar e agir de acordo com suas ordens será enviado para o céu, do contrário, será enviado para o inferno. Onde Deus é todos os seres vivos e todo o universo, seres / coisas todo(a) poderosos(as) que comandam e controlam o universo. Onde nossa própria vida é o céu ou o inferno, dependendo somente das ações que tomamos em relação as pessoas, animais, plantas, bactérias, rochas, ar ou qualquer coisa que contenha matéria.
"Realidade é aquela que quando você deixa de acreditar não desaparece" - Philip K. Dick