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quinta-feira, 16 de maio de 2013

Romantismo


ROMANTISMO

Movimento literário ao final do séc. XVIII da Alemanha e Inglaterra, passando pela França e depois por toda a Europa e América.
Falar em Romantismo é falar em subjetividade extrema, até então jamais vista em toda arte universal. Pode ocorrer em prosa ou poema.
Contexto histórico:
Disputas de poder e revoluções;
                Revolução francesa (transferência do absolutismo para o liberalismo);
                O público leitor do romantismo é a burguesia, devido a sua ascensão social;
                A literatura tem fundão de entretenimento;
                Liberdade passa a funcionar de ordem tanto politica, quanto social e literária.

Características:
Individualismo: uso da 1ª pessoa. Estava preocupado com que casa pessoa tinha em particular.
Emoção: supervalorização da emoção, em detrimento da razão. O individuo deixava se mostrar através da emoção.
Escapismo: a realidade nem sempre era desejada, com isso há o desejo de fuga da realidade. Pode ser na natureza, sonho ou morte, vida boemia etc.
Liberdade: como tema e estética, ou seja, temas livres e versos brancos. Aproximando a linguagem literária da linguagem popular.

"Quanto à forma... nenhuma ordem seguimos; exprimindo as ideias como elas se apresentam, para não destruir o acento da inspiração..."
Gonçalves de Magalhães – Romancista

Para o autor romântico o importante era a expressão dos seus sentimentos, da sua subjetividade, independentemente de qualquer forma pré-estabelecida.

Principais Temas do Romantismo:
- Nacionalismo: Uma volta ao passado histórico, volta às origens de cada povo e cada nação, busca dos grandes heróis e feitos. Em Portugal retomam os mitos dos cavaleiros e dos grandes heróis medievais. No Brasil, como não houve idade média, cria-se a figura do bom selvagem, ou seja, o índio passa a ser visto como esse nosso herói medieval. Ele é sempre bom, bonito e forte. Além disso, há uma exaltação da paisagem natural brasileira.
- Religiosidade: Geralmente o cristianismo.
- Idealização: do amor e da mulher. O amor passa a ser visto como sentimento essencial, como a mola propulsora de toda a vida. A mulher passa a ser vista como uma espécie de deusa, passa a ser divinizada, cultuada. Ela era sempre misteriosa e pura. A virgindade nesse período era muito valorizada, a maioria das heroínas românticas eram virgens. Apesar desse caráter angelical, também é encontrado em textos românticos um forte sensualismo.

Romantismo em Portugal:

Dá início a era literária moderna ou romântica. Tem inicio em 1825 com a publicação do poema Camões de Almeida Garret e permanece até 1865.
A partir das principais características românticas e da imensa variedade do tema o romantismo de Portugal divide-se em três grandes gerações ou momentos, que acontecem em todos os gêneros:
- 1º Momento: Autores ainda presos a certos valores neoclássicos, mas foram eles os responsáveis pela incorporação do novo estilo. AS duas grandes figuras são Almeida Garret e Alexandre Herculano;
- 2º Momento: Intensificação das características românticas, ou seja, essas características são levadas ao exagero. Esse Momento é chamado também de Ultrarromantismo. Soares de Passos e Camilo Castelo Branco são os poetas mais populares;
- 3º Momento: Prenuncio do realismo. Autores se distanciando das características românticas. Destacam-se João de Deus e Júlio Dinís.

Romantismo no Brasil:

Contexto Histórico: O romantismo brasileiro marca o inicio de uma verdadeira literatura nacional, está intimamente ligado ao processo de independência da colônia. Tem inicio em 1836 com a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Estende-se até 1881.
No Brasil produziu-se muito romantismo, dos mais variados gêneros, os principais foram:
- Poesia: Marcada pelo fenômeno das gerações.
- Romance: Que se destacou pela sua grande amplitude temática.
- Teatro: Conhecido por suas comédias.

Poesia do Romantismo Brasileiro

Gerações Românticas no Brasil: Só acontecem na Poesia
- Primeira, conhecida como Nacionalista / Indianista
- Segunda, conhecida como Ultrarromântica / Mal-do-século
- Terceira, conhecida como Social e Libertária / Condoreira
               
 Primeira geração: Nacionalista / Indianista: vão contar as belezas da terra natal e a figura do Índio.
Destaques: Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias (destaca-se pela poesia indianista, I Juca Pirama [pronuncia-se Iuca Pirama, termo de origem indígena, significa aquele que vai morrer]). Canção do Exílio como exemplo.

Segunda, conhecida como Ultrarromântica / Mal-do-século: Características levadas ao exagero. A dor, angustia, morte, saudade da infância são temas constantes nesse 2º período.
Destaques: Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu (linguagem fácil). Todos os poetas dessa geração morreram antes dos 24 anos de idade.

Terceira, conhecida como Social e Libertária / Condoreira: Aprofundamento do nacionalismo. Geração conhecida como critica social libertária. Recebe esse nome por causa da ave Condor que consegue voar acima da Cordilheira dos Andes. Os poetas condoreiros tinham ideais tão elevados que podiam alcançar grandes alturas
Destaque: Castro Alves (temas sociais e amor erótico, denuncia das injustiças e repúdio pela escravatura).

Prosa do Romantismo

Cronologicamente o primeiro romance brasileiro foi O Filho do Pescador de Teixeira e Souza (1843), mas por sua trama confusa e pela ausência das principais características do romance romântico, costuma-se dizer que o primeiro romance brasileiro é o livro A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo (1844). Grande parte da população buscava na literatura uma forma de entretenimento, não havia TV, cinema etc. Nessa época há uma grande circulação dos folhetins (podem ser considerados os percussores da novela que conhecemos hoje).  Há várias classificações de romance romântico, optaremos por uma classificação temática:

Ambientação
Tipo de Romance (temática)
Corte (cidade)
Urbano
Província (interior)
Regionalista
Histórico
Indianista

O Romance Urbano retratava a sociedade da cidade. Encontramos nesses romances as descrições das grandes festas, dos saraus e dos passeios. Destacaram-se nessa temática: Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.

O Romance Regionalista preocupava-se em mostrar uma identificação do homem com o ambiente físico. Os autores regionalistas buscam retratar em suas obras paisagens e espaços do Brasil que até então se mostravam livres do contato com o colonizador europeu. Destacam-se José de Alencar, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay e Franklin Távora.

No Romance Histórico encontram-se fortes traços da imaginação. Mas não é Histórico? Sim, mas a história servia apenas de gancho, um motivo para que o autor escrevesse, criasse sua estória. Destacam-se: José de Alencar e Visconde de Taunay.

O Romance Indianista é considerado o símbolo de todo esse período, de toda a prosa romântica. Nesse romance encontramos a retomada dos valores e belezas naturais, figura do índio como herói, sempre bom, bonito e forte. Destaca-se: José de Alencar.

Obras Pertinentes:
- Senhora, José de Alencar: Conta a estória de Aurélia e Fernando Seixas, dois apaixonados mais que acabam sofrendo por algumas complicações provocadas pelo dinheiro e indução.

 -Iracema, José de Alencar: Iracema significa lábios de mel e anagrama da palavra América. Iracema representa o encontro do colonizador europeu com a nova civilização. Conta à estória de amor Iracema e do jovem português Martim.

- A Moreninha, Joaquim Manuel de Macedo: Sua importância é devido ao livro ser o primeiro representante do romantismo.

- Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida: Obra inovadora que traz a figura de Leonardinho, um anti-herói.



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